segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Siga o Fisco: Matérias tributárias, cursos, treinamentos e palestras



Por Josefina do Nascimento (*)

Do desafio diário em acompanhar as constantes alterações na legislação tributária, acompanhada do apagão de mão de obra que atingiu os escritórios de contabilidade, surgiu Blogs e também uma empresa de cursos e treinamento

No pais em que a alteração das regras tributárias já faz parte da rotina dos contribuintes, principalmente dos escritórios de contabilidade, o desafio é manter a equipe atualizada.

Foi assim que surgiu em 2011 este canal, Siga o Fisco.

O nome do Blog Siga o Fisco é uma sátira da vida real, de quem tenta manter-se atualizado com tanta alteração na legislação e regras tributárias. Nesta área que escolhemos atuar, “diariamente trocamos o pneu do carro com ele andando”.

Com o apagão de mão de obra que atingiu em cheio os escritórios de contabilidade em 2008, em 2009 lancei o meu 1º blog, Jô Nascimento Sucesso, hoje ele é atualizado pelas matérias publicadas no Blog Siga o Fisco.

Na função de gerente fiscal desde 2001, com o apagão de mão de obra e constante mudanças na legislação tributária, depois de lançar o Blog Jô Nascimento Sucesso, em 2011 lancei o Blog Siga o Fisco. As publicações de alterações na legislação tributária que impactavam na rotina dos profissionais da área fiscal ocorriam muito antes de chegar no escritório localizado na Zona Leste da capital paulista. Assim conseguia manter minha equipe fiscal atualizada, para atender diariamente os clientes.

Foi daí que surgiu a empresa Siga o Fisco Solução Empresarial, com atividade de treinamento, cursos e palestras (ICMS, ISS, IPI, PIS, COFINS e Simples Nacional).

Neste mesmo ano, 2011, resolvi encerrar minha carreira de trabalho como funcionária CLT.

E assim, a partir de 1º de fevereiro de 2012 deixei o escritório de contabilidade que trabalhei por quase 17 anos.

Em 2012, após um longo período de férias e depois de receber vários convites, retornei ao trabalho prestando serviço para escritórios de contabilidade.

Atualmente, continuo escrevendo periodicamente matérias, que são publicadas no Blog Siga o Fisco, Blog do DIFAL, Nota Fiscal Paulistana, entre outros. Mas a receita da empresa Siga o Fisco vem do trabalho de treinamento e consultorias realizadas em escritórios de contabilidade em São Paulo.

Através do Blog Siga o Fisco, compartilho com a sociedade matérias com linguagem simples, de quem atuou por 10 anos como gerente de departamento fiscal de escritório de contabilidade.

As matérias são elaboradas com base nas publicações do fisco federal, estadual e municipal, além de levar em conta temas que impactam na rotina dos escritórios de contabilidade. Para elaborar as matérias levo também em conta os projetos de leis em tramitação, que alteram a legislação tributária e regras fiscais.

As matérias com temas que impactam no dia a dia do escritório de contabilidade são enviadas às autoridades para tomada de providências.

Ao dar publicidade às matérias, provocamos debates entre a sociedade e o fisco sobre novas obrigações acessórias e também aumento da carga tributária.

Até o momento o acesso às matérias é gratuito, e ao leitor é permitido copiar os textos, desde que indique a fonte de pesquisa.

Atualmente o blog conta com leitores em mais de 10 países. 


(*) Josefina do Nascimento é Técnica Contábil, Bacharel em Direito, Pós-graduada em Direito Tributário e Especialista em Finanças Empresariais com ênfase em Inteligência Tributária. Consultora e Palestrante de diversos temas, ministra também cursos na área fiscal, é autora de diversas matérias tributárias. Diretora da empresa SIGA o FISCO Solução Empresarial. Autora e redatora do blog Siga o Fisco, Nota Fiscal Paulistana e Blog do Difal entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recurso exclusivo para assinantes do Blog Siga o Fisco

Para Consultoria, Palestras, Cursos, Treinamento, Entrevista e parcerias, envie através de mensagem e-mail, nome e contato.