quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

SEFAZ-SP - Programa de capacitação para 2017 prevê treinamento em Compliance, Direito Eletrônico e Retenção de Tributos


Por Josefina do Nascimento
Atualize-se e evite o elemento surpresa

O primeiro mês de 2017 já se foi, mas como o tempo não para e o fisco também não, os profissionais da área fiscal e tributária podem sair na frente e estudar assuntos que estão na mira das fiscalizações.

Resolução SF 05/2017 da SEFAZ SP, aprovou no âmbito da Secretaria da Fazenda Programa de Capacitação para o ano de 2017, confira:

1 - Dentre os temas do Ciclo de Discussões de 2017:
Compliance a favor da arrecadação
Eixo 1 - Foco na arrecadação: Accontability e Compliance tributários

2 - Cursos
2.1 – Direito Eletrônico
Crimes digitais - fraudes; Provas eletrônicas, perícias; Privacidade na rede; Comercio eletrônico e ICMS.

2.2 - Retenções de Tributos
Conceitos gerais sobre retenções na fonte sobre serviços prestados; sujeito ativo e sujeito passivo; fato gerador; documento hábil, documento idôneo e documentação comprobatória da operação e carta de correção; validade da escrituração comercial. Serviços de informática. IRRF - Pessoa Física, IRRF - Pessoa Jurídica, IRPJ/CSLL/COFINS e PIS/PASEP - retenções efetuadas por órgãos públicos, Decreto 3000/99; INSS - retenção de 11% relativa às prestações de serviços por intermédio da pessoa jurídica e da pessoa física, retenção na cessão de mão-de-obra, entendimento da RFB nos contratos contínuos de empresas optantes pelo SIMPLES; ISS – conceitos gerais, retenção, Lei Complementar 116/2003 e Legislação do Município de São Paulo, Legislação Nota Fiscal de Serviço (Nota Fiscal de Serviço Estadual X Nota Fiscal de Serviço Municipal - casos em que são exigidas uma ou outra, ou simultaneidade).



Com base no Anexo da Resolução SF 05/2017, para evitar o elemento surpresa, os profissionais da área fiscal e tributária poderão mapear e estabelecer cronograma de atualização e estudo dos pontos polêmicos relacionados ao ICMS, entre outros tributos (ITCMD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Recurso exclusivo para assinantes do Blog Siga o Fisco

Para Consultoria, Palestras, Cursos, Treinamento, Entrevista e parcerias, envie através de mensagem e-mail, nome e contato.